Caminhões munck o que são

Caminhões munck o que são é usados para a movimentação de cargas na construção civil, descarga de maquinário, montagem de estruturas e movimentação de tanques, silos, entre outras utilidades. São equipamentos montados sobre caminhão convencional (com chassis alongado) ou concebidos num conjunto que já compreende caminhão e equipamento num só. Tem lança telescópica com a opção de colocação de jib.

Podem ter diversas capacidades e ser de diversas marcas, em sua maioria estrangeiras. Popularmente no Brasil são chamados de “caminhão Munck“.

História

Originalmente, os caminhões apenas transportavam suas mercadorias. Outros equipamentos eram necessários para colocar as mercadorias sobre os caminhões. Alguém teve a idéia de colocar um guindaste entre a cabine e a carroceria de um caminhão para que ele mesmo colocasse a carga sobre si. Segundo um manual da empresa MUNCK EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS, esta idéia foi dela. Ela deu a este equipamento o nome de Guindauto.

Os guindautos eram pintados na cor laranja, e neles se sobressaía o logo MUNCK escrito em uma placa de fundo azul escuro. O nome MUNCK vem do nome do proprietário da empresa – Tore Albert Munck, que trouxe os projetos de seu país natal, a Finlândia. Foi um produto pioneiro e a palavra MUNCK passou a designar guindaste sobre caminhão, de forma que, hoje, existem “Muncks” de outras marcas, assim como existem copiadoras que não são da marca XEROX.

Caminhões munck o que são

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *