Segurança ao utilizar Muncks

Segurança ao utilizar Muncks as principais coisas que começam a ser pensadas são: trabalhar operando um Munck parece fácil não?

Já ouvi coisa do tipo: “São somente algumas alavancas, é fácil manusear.”

É nessa inocência, a pessoa sendo leiga ou não, pior ainda se for por brincadeira, que sem segurança, em uma operação errada, uma fatalidade pode acontecer.

Nesse texto de hoje, quero dividir com os caros leitores um assunto muito importante, vou mostrar alguns pontos que são enfatizados aqui na Trucado, indiferente se um funcionário vai ou não em algum momento operar um munck, a segurança no trabalho em operação de muncks.

O munck é uma máquina pesada, onde se trabalhava levantando cargas de pesos muito elevados, onde por qualquer descuido pode acontecer algum acidente.

Primeiramente, somente pessoas com CNH (Carteira Nacional de Habilitação) C, D ou E podem conduzir um caminhão munck. O aconselhável para operar um munck é sempre 2 pessoas, onde uma dará os sinais convencionais e a outra estará operando o munck, sempre acatando os sinais da pessoa designada.

Segurança no Trabalho

Deve-se sempre verificar a área onde será feita a operação do munck desde redes elétricas, o espaço e principalmente o solo. As sapatas precisam estar totalmente abertas todos as vezes que for usar o munck e muito bem patoladas, pois é preciso ter um terreno plano e firme para o uso, logo, calçar as sapatas é muito importante. Uma patolagem mal feita pode levar o caminhão tombar com a carga.

O operador do munck além se de preocupar com a sua própria segurança, precisa também se preocupar com quem está ao seu redor e com quem possa passar por ele. Por isso é obrigatório sinalizar o local onde o munck será operado, para evitar que acidentes, por exemplo, caso aconteça da carga estourar, que não venha a cair sobre uma pessoa que estiver passando pela rua.

A autoconfiança em excesso pode levar o operador a ser negligente e cometa erros na operação do munck desencadeando acidentes de trabalho. Mesmo tendo vasta experiência com operação de muncks e cargas perigosas o operador precisar ser atento e cuidadoso com seu trabalho.

Em um depoimento de um colaborador da Trucado, ele diz perder um amigo pois por não tomar os devidos cuidados na operação do munck, acabou encostando o equipamento em uma rede elétrica, vindo assim a óbito. É preciso tomar muito cuidado, pois muito das vezes o munck não precisa nem encostar nos cabos de alta tensão para puxar uma carga elétrica,  devido ao material que os munks são feitos.

***ATENÇÃO***

Sempre que o serviço terminar e não for mais preciso utilizar o munck desligue a TOMADA DE FORÇA antes de sair andando com o caminhão, isso pode acarretar no estouro da tomada de força e a quebra da bomba hidráulica.

Nesse post de hoje podemos ver a importância da segurança ao trabalhar com os muncks. E isso deve ser aplicado a qualquer tipo de trabalho, pois todo cuidado é pouco quando se trata das nossas vidas e nas das outras pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *